Sistema de Injeção

Já oferece o serviço de limpeza de injetores na sua oficina?

O serviço de limpeza de injetores de combustível já costumeiramente feito pelas oficinas é bem aceito pelo dono do veículo. Geralmente, ele já tem ciência dos problemas que o combustível causa à essa peça tão importante ao bom funcionamento e bom desempenho do motor.

Mas a pergunta que fica é: e o resto? Bem, de que resto estamos falando?

Como o próprio nome diz, temos no veículo um “Sistema de Injeção de Combustível”. Esse sistema não se resume ao injetor ou aos injetores. Saiba mais no artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Limpeza de injetores: saiba quais são as partes do Sistema de Injeção de Combustível que precisam de limpeza

Só na parte que conduz o combustível temos:

1. o tanque de combustível;
2.a bomba de combustível;
3. válvula reguladora de pressão do combustível;
4. filtro de combustível;
5.o tubo distribuidor de combustível (também conhecido como flauta);
6.os bicos injetores.

Como parte do sistema, temos também as peças envolvidas no controle da entrada de ar, para que a queima do combustível seja mais eficiente possível. São elas:

1.o filtro de ar do motor;
2.os sensores de pressão e volume;
3.o corpo de borboleta (também conhecido como TBI).

E para fechar o sistema, temos as peças diretamente envolvidas com a queima e transformação do combustível em energia motriz:

1.as válvulas injetoras ou de admissão;
2.as velas e seus cabos e bobinas;
3.os pistões;
4.as válvulas de escape;
5.o sensor de oxigênio (também conhecido como sonda lambda);
6.o catalizador.

Dessa forma, ter os injetores pulverizando corretamente é muito importante. No entanto, não é o suficiente para garantir o pleno funcionamento do sistema de injeção eletrônica.

Como já citado anteriormente, para ter uma queima eficiente do combustível é importante dosar corretamente a quantidade de ar que entra no sistema e quem faz isso é o TBI, ou seja, considerando que o filtro de ar do motor esteja em ordem e os sensores funcionando.

E essa peça normalmente fica contaminada com depósitos de carvão formado pelos gases do óleo lubrificante que passa por ele junto com o ar. Manter o TBI limpo é tão importante como fazer a limpeza de bicos injetores.

Funcionamento do motor e a carbonização

Se lembrarmos de que usamos motores 4 tempos (admissão, compressão, queima e escape) em nossos carros, isso nos leva a entender a importância das válvulas de admissão. Elas são a porta de entrada do combustível pulverizado pelos injetores junto com o ar dosado pelo TBI para a câmara de combustão.

Normalmente, os resíduos de carvão formado pelo vapor do óleo que recircula na admissão e também por partículas de combustível que tiveram a queima incompleta ficam depositadas nessas válvulas.

Essa carbonização pode atrapalhar dois tempos de funcionamento do motor. Primeiramente a admissão, pois cria resistência a entrada do ar e do combustível pulverizado. Depois a compressão, pois pode prejudicar a vedação da câmara de combustão.

O terceiro tempo, que é a queima, pode ser prejudicado se os mesmos depósitos de carvão se formarem sobre os pistões.

Consequentemente, esses depósitos podem causar pré-ignição no motor (batida de pino), que além de reduzir o desempenho do motor pode até provocar danos maiores como, por exemplo, fundir a peça pelo aumento excessivo de temperatura.

Por isso, não basta oferecer ao seu cliente a limpeza dos injetores. O serviço tem que tratar o sistema por completo.

1.limpeza dos injetores;
2.limpeza do TBI;
3.descarbonização de válvulas e pistões.

Benefícios gerados pela limpeza dos injetores

Um sistema de injeção limpo e funcionando bem traz vários benefícios ao dono do veiculo:

1.retomada de desempenho;
2.economia de combustível;
3.redução na emissão de poluentes;
4.evita perda prematura de peças caras, como sonda lambda e catalizador.

Saiba os principais indícios de que o Sistema de Injeção de Combustível do veículo precisa ser limpo
Seu cliente vir à oficina reclamando de:
1.baixo desempenho;
2.falhas na aceleração;
3.aumento do consumo de combustível;
4.motor fazendo barulho de metal batendo.

Por que a limpeza dos injetores é um ótimo negócio para a sua oficina?

Vários são os motivos que aceleram a contaminação de peças do sistema de injeção de combustível. Selecionamos alguns deles que estão abaixo:

1.combustível de baixa qualidade devido à contaminação ou adulteração;
2.trajetos congestionados onde o motor trabalha com excesso de combustível (mistura rica) durante longos períodos;
3.trajetos curtos onde o motor não chega a atingir a tempera ideal de trabalho e assim gerando muito resíduo de combustível com queima incompleta;
4.falhas na manutenção, falta de troca principalmente de peças como velas, cabos e bobinas que são responsáveis diretos pela qualidade da queima do combustível;
5.vícios de dirigibilidade que provocam falhas no funcionamento do motor entre outros motivos.

Quais carros entram na oficina que estão isentos destas situações?
São poucos, com certeza! Dessa forma, entendemos que a limpeza de injetores é um serviço de grande demanda.

Equipamentos como um videoscópio, por exemplo, auxiliam a oficina a mostrar ao cliente que o sistema de injeção de combustível do carro não está queimando com eficiência. Basta ver a carbonização depositada sobre a face do pistão.

A Cartech desenvolveu uma linha de produtos específicos para fazer a limpeza completa do Sistema de Injeção de Combustível. Os produtos são de última tecnologia e com registro nos órgãos de inspeção.

Conheça melhor sobre os benefícios da limpeza do sistema de injeção de combustível com os produtos Cartech. A limpeza de injetores deve ser um dos principais serviços da sua oficina. Se ainda não é, comece a oferecer agora!

Entre em contato com os nossos consultores para tirar dúvida sobre esse e outros assuntos relacionados à limpeza e descarbonização dos motores e garanta seus produtos Cartech para dar o pontapé na prestação deste serviço.

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