Ar-condicionado

Limpeza automotiva: sua concessionária tem tudo que precisa?

A limpeza automotiva não deve ser considerada apenas um processo estético. Outros conceitos como a higienização interna e do sistema de ventilação e ar condicionado, a desinfecção de cabine e até a limpeza do motor são fundamentais nesse serviço.

Se no seu cardápio de serviços ainda não tem todas estas possibilidades, saiba que isso é um diferencial fundamental para oferecer aos clientes, promovendo bem-estar, saúde e segurança para eles.

É por isso que preparamos um post especialmente para destacar esses elementos adicionais tão importantes em uma limpeza completa. Descubra os porquês disso e quais produtos são essenciais para esse serviço. Acompanhe!

Qual a importância da limpeza automotiva?

A limpeza faz parte da manutenção automotiva. Não só a boa aparência, mas o estado de conservação do veículo conta bastante para valorizá-lo e mantê-lo.

Uma simples lavagem com shampoo automotivo pode não ser suficiente. Isso porque outros fatores comprometem a aparência e a qualidade da lataria, motor, estofados e vidros, como por exemplo, as sujeiras agarradas, manchas de chuva ácida e gorduras. Uma limpeza frequente e detalhada promoverá:

  • mais bem-estar e saúde ao condutor e passageiros;
  • maior durabilidade da lataria, estofados, vidros e outros componentes;
  • menos deterioração e ferrugem de itens; dentre outros benefícios.

É recomendável uma frequência de limpeza automotiva de no mínimo a cada 15 dias para sempre manter o veículo limpo. No entanto, considerar a limpeza semanal é o ideal.

Para que um processo de limpeza automotiva seja realmente eficaz, ele deverá ser acompanhado de outras ações como a higienização interna e do sistema de ventilação, a limpeza do evaporador do ar condicionado, a desinfecção da cabine e a limpeza do motor.

Conheça agora um pouco melhor o significado desses termos.

Higienização Interna

A função da higienização interna é promover uma limpeza muito mais profunda e minuciosa no interior de em um veículo.

Para ser possível oferecer esse serviço é necessário o uso de extratoras (aspiradores potentes) e produtos especiais, mas os resultados são muito mais eficazes do que limpezas comuns. As principais etapas de um serviço completo contemplam:

  1. separar produtos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com certificações de qualidade como ISO 9001 e ISO 22716;
  2. retirar itens para limpeza fora do habitáculo como tapetes, capas e outros;
  3. molhar a parte externa do veículo antes da aplicação dos produtos, proceder a lavagem e enxaguar;
  4. limpar rodas, calotas e pneus com os produtos específicos;
  5. limpar a lataria embaixo do carro;
  6. limpar o motor;
  7. aplicar produtos e aspirar bancos com os aparelhos adequados;
  8. limpar espelhos e vidros;
  9. limpar painéis e itens plásticos;
  10. lavar os itens retirados e recolocá-los no lugar.

Desinfecção da cabine

Aliar a desinfecção da cabine à limpeza automotiva é outra parte importante desse processo. Fungos, bactérias e ácaros eram as principais preocupações até bem pouco tempo, no entanto, a pandemia de COVID-19 trouxe um nível muito maior de risco.

Dessa forma, é fundamental que o processo conte com equipamentos e produtos eficazes para garantir a desinfecção do interior da cabine, eliminando vírus nocivos por meio de produtos específicos como desinfetantes.

Higienização do Sistema de Ventilação e Ar Condicionado e a Limpeza do Evaporador do Sistema de Ar-Condicionado

O interior da caixa de ventilação dos veículos que é onde estão instaladas as peças do ar condicionado, por característica, é um ambiente que acumula poeira e assim facilita a proliferação de micro organismos nocivos a saúde como mofo, ácaros e bactérias.

Limpar o evaporador ajuda a eliminar sujeiras que podem servir de alimento e proteção para estes micro-organismos, além de melhorar a refrigeração da cabine do veículo porque reestabelece o fluxo de ar do sistema de ar-condicionado, também elimina odores desagradáveis.

Mas para completar o processo é necessário incluir também a higienização do ar-condicionado, porque assim completa a descontaminação de todo o interior do sistema de ventilação e ar condicionado.

Quais os principais materiais para realização da limpeza automotiva?

Um fator preponderante para a qualidade de um serviço como esse é o uso de equipamentos profissionais, pessoal qualificado e treinado e produtos de alta tecnologia.

Para uma limpeza simples, bastaria um shampoo e uma flanela e ficaria tudo certo, no entanto, a proposta de uma limpeza completa é abranger itens adicionais como ar-condicionado, motor, todo o interior da cabine e o tratamento dos vidros. Alguns dos principais produtos especiais são, por exemplo:

  • Kit de higienização do sistema de ventilação para limpeza do evaporador do Ar-condicionado + higienização do sistema de ventilação;
  • removedor de manchas de chuva ácida para preceder a cristalização de vidros;
  • desengordurantes orgânicos para partes engraxadas;
  • shampoo neutro e ceras protetoras.

Por que a limpeza automotiva deve ser feita sempre?

Como explicado anteriormente, a limpeza deve ser feita com frequência para evitar deterioração dos componentes automotivos, inclusive para evitar problemas de saúde dos passageiros e do motorista.

A pandemia de COVID-19 trouxe um novo despertar sobre a limpeza. Nesse sentido, a frequência e o rigor são essenciais para eliminar qualquer possibilidade de contágio. Além disso, um ambiente sujo favorece o surgimento de alergias e outros problemas respiratórios.

Por esses e outros motivos, esse serviço é essencial para seu negócio. Tudo isso pode ser argumentado com o cliente para que ele também se conscientize sobre a importância da realização frequente desse serviço.

Pensando estrategicamente, como um gestor, esse serviço também pode gerar um relacionamento mais próximo com o cliente e gerar possibilidades de novas compras.

Quais os diferenciais dos produtos Cartech?

A Cartech oferece produtos químicos utilizando tecnologia de última geração, para atender as mais severas exigências ambientais com certificações ISO 9001 e ISO 22716.

Os produtos têm comprovação de eficácia em testes realizados por laboratórios independentes. Além disso, nós não utilizamos nuvem de ozônio que é tóxica aos humanos, plantas e animais. 

A nossa empresa oferece linhas profissionais em várias modalidades automotivas como:

  • Higienização do sistema de ventilação e ar condicionado;
  • Limpeza do Evaporador do Sistema de Ar-condicionado;
  • Desinfecção de Cabine;
  • Filtros de Cabine;
  • Kit Revisão e Produtos;
  • Tratamento para Vidros;
  • Tratamento para Pisos;
  • Produtos Complementares para a manutenção automotiva;
  • Linha Lume com produtos de cuidado para os veículos que transportam Pets;
  • Linha Mânoa com produtos para limpeza e cuidado com a pele.

Também temos diferenciais importantes em limpeza automotiva como equipe técnica exclusiva para apoio, implantação de projetos, treinamento e suporte técnico comercial das equipes do pós-venda, além de entrega CIF em todo o Brasil.

Neste post, você descobriu a importância da limpeza automotiva e o verdadeiro significado de termos relacionados como desinfecção de cabine, limpeza e descontaminação do sistema de ventilação do ar condicionado e higienização do ar condicionado.

Em nosso site você encontra tudo que precisa para uma limpeza automotiva completa. Aproveite a oportunidade e saiba mais sobre os produtos Cartech.

Sistema de Ventilação

Qual a importância de manter a caixa de ventilação bem higienizada?

leia mais
Ar-condicionado

Você sabe porque é necessário realizar a limpeza do evaporador do ar-condicionado do veículo?

leia mais
Sistema de Injeção

Vamos economizar combustível?

leia mais

CATEGORIAS

Ar-condicionado
Sistema de Ventilação
Sistema de Injeção
Tratamento para vidros
Desinfecção da Cabine